CAPES recomenda mestrado do Uni-FACEF em Desenvolvimento Regional

O Uni-FACEF, instituição de excelência em pesquisas das áreas de ciências sociais, sociais aplicadas e humanas, obteve a Recomendação da CAPES para oferecer de vagas no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, na área Multidisciplinar. Este é um motivo de destaque para ser comemorado em nossa cidade, neste final de ano.

Após meses de organização das disciplinas, amadurecimento de projetos e publicações, contando com o empenho dos professores permanentes e colaboradores, durante todo o processo, o Projeto foi aprovado pelo CEPE – Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão do Uni-FACEF, em março de 2007, e, em seguida, enviado à CAPES.

Em outubro de 2007, o Uni-FACEF recebeu uma avaliação prévia da CAPES, apontando algumas sugestões e agendando uma visita “in loco”, para verificação de dúvidas.

Nos dias 08 e 09 de novembro de 2007, o Uni-FACEF recebeu a visita da CAPES para esclarecimento de pontos apresentados no Projeto. Para o Uni-FACEF, foi uma honra receber dois grandes especialistas em Desenvolvimento Regional para avaliar as condições de oferta do Programa:

O Prof. Dr. Ivan Targino Moreira – Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco; doutor em Economia – Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Vários trabalhos científicos, inúmeros Projetos de Pesquisa, grande experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando nos seguintes temas: agricultura, trabalho e migração, tendo como recorte espacial, principalmente, a Paraíba e o Nordeste.
Aos professores do Uni-FACEF, foi gratificante ouvir do professor, em conversas rápidas e informais, questões ligadas ao Desenvolvimento Regional do Nordeste, especialmente, no que diz respeito à forma de instalação industrial naquele espaço, por exemplo, da Indústria de Calçados na Paraíba.

Também recebemos o Prof. Dr. André Tosi Furtado – doutor em Ciências Econômicas – Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Professor da Universidade Estadual de Campinas. Publicou inúmeros artigos em periódicos especializados e em anais de eventos, inúmeros capítulos de livros e livros publicados. Ganhador do Prêmio Zeferino Vaz em 2004. Avaliador de Grandes Programas Tecnológicos.
À parte de toda a competência do Dr. André, foi gratificante aos professores do Uni-FACEF que acompanharam a visita, partilhar de conversas rápidas e informais sobre sua carreira e sua convivência com seu pai, o grande Economista Celso Furtado.

Enfim, no dia 19/12/2007, foi publicada a Recomendação do Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Regional, resultado da 98ª Reunião do CTC de Cursos Novos de 10 a 14 de dezembro de 2007.

Com certeza, a recomendação para o funcionamento do Programa em Desenvolvimento Regional trará muitas contribuições para Franca e região, pois o Uni-FACEF, já experiente na área, irá se primar, ainda mais, na produção e sistematização de conhecimento que permitirá um planejamento e ações efetivas para a comunidade local e regional.