Uni-FACEF e FECOMÉRCIO firmam convênio para a realização de pesquisas em Franca

No início do ano, o Sr. Antônio Carlos Borges, diretor executivo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FECOMERCIO), em visita ao Centro Universitário de Franca Uni-FACEF propôs um convênio com o Instituto de Pesquisa Econômicas e Sociais (IPES), sediado no Uni-FACEF. Na reunião inicial estiveram presentes, o Professor Alfredo José Machado Neto (Reitor do Uni-FACEF), a professora Melissa Franchini Cavalcanti Bandos (responsável pelo IPES), o Sr. Michel Saad (presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Franca), além do Sr. Antônio Carlos Borges. 

O convênio, assinado no início do mês de agosto, tem como foco a realização de pesquisas conjuntas, com o objetivo de compor o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) e a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) na cidade de Franca e aconteceu devido a aproximação das duas instituições FECOMÉRCIO e Uni-FACEF realizada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Franca, Sr. Michel Saad.

Por meio do convênio, será possível o levantamento de importantes dados da cidade de Franca, pois com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) será  possível medir a pretensão de compra do consumidor a cada mês, avaliando a confiança real dos consumidores em relação a compras a serem realizadas no futuro próximo. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) caracterizará e avaliará o endividamento dos consumidores, fornecendo um estudo sistemático da natureza e dimensão do endividamento na cidade de Franca.


Da esquerda para a direita: Profª. Drª Melissa Franchini Cavalcante Bandos, responsável pelo IPES; Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, Reitor do Uni-FACEF; Dr. Antônio Carlos Borges, professor economista da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FECOMÉRCIO); e Sr. Michel Saad, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Franca

É importante destacar que o Índice de Confiança é um dos indicadores de nível de atividades mais utilizados nos países desenvolvidos.

Trata-se de uma pesquisa pioneira, pois Franca será a primeira cidade do interior do Estado de São Paulo a ter estes indicadores, podendo fazer comparações com a cidade de São Paulo e região metropolitana de São Paulo, permitindo abrangentes conclusões setor privado, do governo e da mídia.

No futuro, pretende-se estender este convênio, para a realização da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), que tem o objetivo de produzir indicadores mensais de desempenho do comércio varejista como um todo e nos diversos ramos de atividade, permitindo que as empresas avaliem sua posição em relação ao desempenho médio dos ramos em que estão inseridas.

É importante destacar que o IPES conta com um acervo de dados estatísticos de Franca e região, tendo como objetivo central a constante busca de dados para a sociedade local. Realiza, periodicamente, as pesquisas de preços em supermercados e do índice de cesta básica na cidade de Franca.

A FECOMERCIO, fundada em 1938,  representa 151 sindicatos empresariais do setor de comércio e serviços, sendo a principal entidade representativa desses segmentos em nosso país. Este universo abrange cerca de 600 mil empresas, que respondem por 10% do PIB brasileiro e geram em torno de cinco milhões de empregos.