Professoras do Uni-FACEF participam de Congresso Internacional na Espanha

As professoras Ana Lúcia Furquim Campos-Toscano, Maria Sílvia Rodrigues-Alves, Naiá Sadi Câmara e Regina Helena de Almeida Durigan participaram do XVI Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), em Alcalá de Henares, na Espanha.

O congresso é uma reunião acadêmica e de confraternização, momento importante para a discussão de diferentes trabalhos e para a realização da Assembleia Geral Ordinária de sócios, quando ocorre a eleição da nova diretoria. Estiveram presentes professores e pesquisadores envolvidos com os problemas de linguagem das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil, como UNESP, USP, UNICAMP e demais universidades estaduais, federais e particulares.

A abertura contou com a presença da comissão de honra do evento, com posterior palestra “Las Herramientas del traductor y del lector medieval: glosas y vocabulários”, do Professor Dr. Carlos Alvar Ezquerra, da Universidade de Alcalá. Logo após, houve uma recepção calorosa, quando nossas professoras puderam encontrar e trocar ideias com amigos pesquisadores de outras instituições.

Nos demais dias ocorreram apresentações de trabalho por meio de painéis e comunicações individuais e coordenadas. Nesse momento, nossas professoras, levando o nome de nossa instituição, divulgaram suas pesquisas, comprovando que o Uni-FACEF tem como objetivo consolidar as atividades de graduação, pesquisa e extensão.

Ao final, recebemos a feliz notícia de que o próximo congresso, em 2013, ocorrerá no Brasil, na Universidade Federal de João Pessoa, fruto do incansável esforço do Professor Dr. Demerval da Hora, atual Delegado Regional da ALFAL no Brasil.

Profa. Ana Lúcia em frente à Universidade de Alcalá

Frente da casa onde morou Miguel de Cervantes

Abertura do Congresso

Profa. Regina em frente à Universidade de Alcalá

Praça Miguel de Cervantes – Alcalá de Henares