Hackathon Social Uni-FACEF quer transformar Franca em uma smart city

No início deste mês, foi firmado um convênio entre o Departamento de Computação do Uni-FACEF e o Departamento de TI da prefeitura de Franca, para a realização, ainda neste ano, do HACKATHON SOCIAL Uni-FACEF.

Este evento tem como objetivo promover a inovação em serviços públicos e facilitar o dia a dia dos cidadãos francanos, por meio da criação de soluções – em formato de softwares-, voltadas para tornar Franca uma “smart city” (cidade inteligente). Conforme a revista Galileu, o conceito de “smart city” ou cidade inteligente, “se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver”.

Esta será a segunda edição do HACKATHON Uni-FACEF (http://site.unifacef.com.br/graduacao/cursos/sistemas-de-informacao/1o-hackaton-de-sistemas-de-informacao-do-uni-facef/).

Para criar os aplicativos, os estudantes terão à sua disposição a base de dados da prefeitura de Franca. Serão criados times e cada um receberá apoio de um funcionário do departamento de TI da prefeitura.

Dessa forma, com o HACKATHON SOCIAL Uni-FACEF, poderão surgir aplicações em diversas áreas, como, por exemplo:

=> ação social;

=> saúde;

=> educação;

=> segurança e cidadania;

=> trânsito;

=> finanças;

=> turismo;

=> administração;

=> planejamento;

=> desenvolvimento/emprego;

=> meio ambiente etc.

Amanhã, 27, os estudantes se reunirão com os organizadores do evento, para conhecer o cardápio de dados do departamento de TI da prefeitura de Franca.

 

Cronograma:

27/06: às 19h15, apresentação do cardápio de dados do TI da prefeitura aos estudantes do Departamento de Computação, do Uni-FACEF

01/09: inscrição das equipes

21/10: realização do evento, no Uni-FACEF