13o. Congresso Brasileiro de Sistemas – Submissão de trabalhos até 15 de agosto

 

O Comitê Científico e o Comitê Organizador do 13º Congresso Brasileiro de Sistemas informam que o evento será realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos (SP). O tema geral dessa edição será: “Competências sistêmicas para um mundo problemático”.

O Congresso Brasileiro de Sistemas, em sua 13º edição, selecionará os melhores artigos apresentados para serem publicados em um importante periódico internacional. Foi acordado com o editor da revista Systems Research and Behavioral Science, uma das mais importantes revistas de sistemas, produzir um número especial contendo uma seleção dos melhores artigos apresentados no evento. Também ficou definido pela Comissão Organizadora do evento que será outorgado, ao melhor artigo, o West Churchman Memorial Prize. O objetivo do prêmio é honrar a memória de Churchman e sua contribuição pioneira no uso da abordagem sistêmica.

O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional, programa em associação entre ITA e UNIFESP. O evento contará com palestras nacionais e internacionais de grandes pesquisadores da área de sistemas e redes, além da apresentação de artigos.

TEMAS:

A – Teorias, conceitos e metodologias sistêmicas;

B – Desenvolvimento local integrado, sistêmico e sustentável;

C – Redes;

D – Desenvolvimento em organizações e negócios;

E – Visão Sistêmica;

F – Desenvolvimento social;

G – Bem-estar e desenvolvimento humano; e

H – Tecnologia e Sistemas de Comunicação e Informação.

I –   Métodos de Estruturação de Problemas

Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente pela internet, impreterivelmente até a meia-noite (horário oficial de Brasília) do dia 15 de agosto de 2017.

Para mais informações, acessar http://www.isssbrasil.usp.br/ocs/index.php/cbs/13cbs/index