Subprojetos

Objetivos

1. Área de Letras

O objetivo é de proporcionar aos licenciandos do curso de Letras do Uni-FACEF a oportunidade de vivenciar, na prática, a rotina do trabalho do professor de Língua Portuguesa da escola pública em classes de sexto ano do Ensino Fundamental, sobre leitura de textos literários, especificamente.

Entendemos que essa rotina de trabalho, mencionada acima, compreende tanto as atividades em sala de aula quanto aquelas que são exteriores a ela, como planejamento anual, bimestral e semestral e de aulas, preparação de aulas, realização de atividades de avaliação (preparo de provas, atividades, exercícios e sua correção) e re-planejamento, bem como participação em atividades da rotina escolar, como: reuniões de HTPC, conselhos de classe, reuniões de pais e mestres, etc.

Manifesta-se, ainda, a necessidade, por meio deste projeto, de abordar, abordar, discutir (não só) esses estudos fundamentadores da prática de língua portuguesa que permitam um aprofundamento dos conhecimentos teóricos tanto do licenciando como do professor supervisor, com quem esperamos colaborar, ao oferecer suporte para sua formação e melhoria de seu exercício profissional. Portanto, não só o licenciando de Letras mas também o professor, terão em perspectiva sua formação como um compromisso permanente com o estudo teórico e a busca dos fundamentos de suas práticas, uma responsabilidade que se deve exercer, inclusive, por meio de parcerias para a busca de soluções dos problemas que se apresentam nas atividades cotidianas junto aos educandos.

O subprojeto de Letras conta com 30 bolsas de Iniciação à Docência.

Coordenadoras da área de Letras:
Profª Drª Ana Lúcia Furquim Campos-Toscano
e-mail: anafurquim@yahoo.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7305261737138867

Profª Drª Monica de Oliveira Faleiros
e-mail: molifa@bol.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0247342984907036

Supervisores (professores):
Celia Luiza Soave
Heloisa Helena Donadeli dos Santos
Maria Cristina Lopes
Rosemara Rodrigues da Silva

Bolsistas de Iniciação à Docência:

Adriana Gouveia da Silva ,Ariane Guimaraes Ricardo ,Bianca Faleiros Da Silva, Bianca Guicardi Da Silva, Camila De Sousa Marques, Camila Karoline Silveira, Camila Oliveira Pereira, Gabriela Barros Ferreira, Iago Emmanuel Henrique Faleiros, Italo Faria Demacq, Jenifer Da Silva Souza, Julia De Andrade Guagneli, Juliana Ferreira Vieira, Kamila De Oliveira, Kelli Cristina De Souza Silvestre, Lauany Stefani Gadini, Laura Izabela De Lelis, Lorena Custodio Do Carmo, Lorenna Mayara Fornel, Luara Ferreira Benedito, Maria Clara Del Bianco Borges Campos, Matheus Pagin Silva, Mauro Sergio De Almeida Junior, Rafaela Dara Sousa, Rayana Martins Moura, Sarah Maria Ferreira, Suellen Daniele Pimenta, Tabata Bianca Dos Santos Macario, Thais Aparecida Pereira, Vanessa Ribeiro Martinez.

 

2. Área de Matemática

Nosso subprojeto apresenta como objetivos:

  • Proporcionar melhoria da qualidade do ensino de Matemática de Franca e região, já que nossos licenciando atuarão como futuros professores não só em nossa cidade.
  • Proporcionar o desenvolvimento da iniciação à docência de alunos – futuros professores, do curso de licenciatura em Matemática, para atuarem em escolas de Educação Básica – Ensino Fundamental, propiciando momentos de reflexão crítica aos professores de Matemática atuantes nas escolas sobre a prática docente e fomentando ações que levem os alunos das escolas a construírem conhecimentos matemáticos.
  • Desenvolver experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem da Matemática;
  • Explorar aspectos metodológicos direcionados para o ensino da Matemática por meio do uso de materiais manipuláveis e de jogos, de modo a dar significado aos conteúdos matemáticos, dinamizando a aprendizagem;
  • Discutir e planejar atividades didáticas, incorporando o uso de recursos tecnológicos no contexto de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos;
  • Incentivar o diálogo entre os futuros professores e professores atuantes na rede pública, colaborando para a reflexão sobre alternativas de formas de trabalho que visem à melhoria do ensino da Matemática;
  • Elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática.

É importante salientar que, além dos índices que indicam o baixo desempenho dos alunos na área de Matemática em testes de rendimento, também são muitas as evidências que mostram que ela funciona como filtro para selecionar alunos que concluem, ou não, o Ensino Fundamental.

Frequentemente, a Matemática tem sido apontada como disciplina que contribui significativamente para elevação das taxas de retenção.

Decorrentes dos problemas da formação de professores, as práticas na sala de aula tomam por base os livros didáticos, que são, muitas vezes, de má qualidade. A implantação de propostas inovadoras, por sua vez, esbarra na falta de uma formação profissional qualificada, na existência de concepções pedagógicas inadequadas e, ainda, nas restrições ligadas às condições de trabalho. Tais problemas acabam sendo responsáveis por muitas confusões e distorções em relação aos fundamentos norteadores e ideias básicas que aparecem em diferentes propostas.

Na forma excessivamente hierarquizada de conteúdos, dominada pela ideia de pré-requisito, e por uma rígida estrutura lógica, a aprendizagem ocorre como se os conteúdos se articulassem como elos de uma corrente, encarados cada um como pré-requisito para o que vai sucedê-lo.

Por vezes, a concepção linear faz com que, ao se definir qual será o elo inicial da cadeia, tomem-se os chamados fundamentos como ponto de partida. Também a importância de se levar em conta o “conhecimento prévio” dos alunos na construção de significados geralmente é desconsiderada.

Outra distorção que vem sendo discutida refere-se a uma interpretação equivocada da ideia de “cotidiano”, ou seja, trabalha-se apenas com o que se supõe fazer parte do dia-a-dia do aluno. Desse modo, muitos conteúdos importantes são desconsiderados ou, porque se julga, sem uma análise adequada, que não são de interesse para os alunos, ou porque não fazem parte de sua “realidade”, ou seja, não há uma aplicação prática imediata.

Vale ressaltar que devemos pensar em um direcionamento do Ensino Fundamental para a aquisição de competências básicas necessárias ao cidadão e, para isso, se faz importante o desempenho de um papel ativo do aluno na construção do seu conhecimento.

O subprojeto de Matemática conta com 35 bolsas de Iniciação à Docência.

Coordenadoras da área de Matemática:
Profª Ms. Adriana Aparecida Silvestre Gera
e-mail: adrianagera@netsite.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1417051199770901

Profª Ms. Lucinda Maria de Fátima Rodrigues Coelho
e-mail:  lucindarcoelho@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7074107513954821

 

Supervisores (professores):
Caio Eduardo Martins Raiz
Jussara D’Assunção
Maria Cristina Ribeiro
Marise Ferreira Locateli Pires
Rafael Rangel Campanari

Bolsistas de Iniciação Científica:

Aline Goulart Velozo, Ana Gabriela Lacerda Reis, Camila Ramalho dos Santos, Carla Mechi Ribeiro dos Santos, Carolina Oliveira Lamarca da Silva, Dandara Leonel da Silva, Daniela Goncalves de Andrade, Debora Ferreira Marques, Douglas Duarte Cintra, Fabricio Fernandes Elias, Fernanda Aparecida Castro, Guilherme da Silva Oliveira, Heloisa Helena Perissin Costa, Jacqueline de Oliveira Blanca, Jessica Candido Gomes Carvalho, Larissa Alecsandra Borges, Lindsey Lilian Borges Rodrigues, Lorrana Mendes de Oliveira,
Maria Laura Goulart Mendes, Mateus Marciel Candido, Messias Rogerio Faria da Silva, Naiara Cristina Franca Neves, Nayara Cristina Pereira Macedo, Paola Borges Silva, Rafaela Guaraldo Campos Totoli, Renata Moscardine, Riquiel Pedroso, Silvana da Silva Souza Messias, Valter William Belagamba Simão, Veridiana Souza da Silva, Vitorya Alves Borges, Wendel Alves de Melo, Wesley Alves de Melo.

 

3. Área de Psicologia

OBJETIVO GERAL:

  • Desenvolver ações que propiciem a atuação do estudante de Psicologia em escolas do Ensino Fundamental e Médio e que contribuam para a formação critica dos alunos em temáticas da Psicologia Escolar, constituindo um espaço de discussão e estudo entre os professores da escola e a IES (UNIFACEF)

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • a) Estimular a integração da educação superior com a educação básica no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública;
  • b) Possibilitar um espaço de estudo, pesquisa e formação continuada para professores e equipe gestora da escola com contribuições da Psicologia Escolar;
  • c) Envolver os estudantes de Psicologia em estudos, pesquisa e atuação docente no âmbito da Psicologia da Educação e dos distintos desafios inerentes à práticas da Psicologia no contexto escolar
  • d) Elaborar e desenvolver um diagnóstico psico-educacional da realidade escolar da instituição participante
  • e) Estimular a prática docente em estudantes de Psicologia
  • f) Incentivar através de atividades didáticas desenvolvidas pelos estudantes um processo de formação continuada e auto-reflexiva para professores frente a assuntos polêmicos do cotidiano escolar.
  • g) Desenvolver atividades acadêmicas e didáticas junto a alunos e professores relacionados a temas como bullying, álcool e drogas, sexualidade e problemas de aprendizagem
  • h) Atuar com temas relacionados a saúde do escolar.

O subprojeto de Psicologia conta com 40 bolsas de Iniciação à Docência.

Coordenadoras da área de Psicologia:

Profa. Dra. Patrícia do Socorro Magalhães Franco do Espírito Santo
e-mail: patricia@facef.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7935166851802678
Profa. Dra. Irma Helena Ferreira Benate Bonfim
e-mail: irma@benate.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4093511162322728
Supervisores (professores):
Ana Paula Custodio Secco
Diana Moutinho de Souza
Luis Otavio Tassinari
Vania Lucia da Silva
Vinicius Tozatti Flausino
Patricia Pereira Duzi

Bolsistas de Iniciação Científica:

Ana Laura Bachur, Aniely Cristina Romualdino, Anissa Paula Mazeo, Bibiana de Azevedo e Souza, Camila Ferreira de Melo, Carolina Marcelino Braga, Chauene Soares Silva, Diego Garcia Ferreira, Eliene de Andrade Pimentel, Fabricio Malimpensi Honorio Junior, Felipe Augusto Ferreira de Araújo, Fernanda Moreira Suavinha, Fernanda Pinto Chimionato, Giovana Zanardo Costa Pinto, Heloisa Silvestre Chiarelo, Isabella Barbosa Nunes, Jair Rosa Junior, Jessica Roberta Silva dos Santos, Joao Flavio Montanini de Castro, Karen Sales Parra,  Karla Amanda da Silva, Lais Marques Branquinho, Lais Pimenta Ferreira, Leonardo de Oliveira Teles, Livia Costa Piantino, Luisa Marchetto Povoa, Maria Carolina Gimenes,
Maria Feliciano Alves Andrade, Mariana de Carvalho Casemiro, Mariana de Oliveira Posterare, Marina de Paula Lopes Lemos, Natasha Pereira Barbosa, Nelyken Alves de Souza Cruvinel, Pedro Henrique Pereira e Pereira, Renata Marcelino Braga, Sabrina Vanessa de Souza Cintra, Sara Rodrigues de Souza, Taynara Sandriani Costa, Thais Campos Teixeira, Vanessa Reis.