Programa Santander de Bolsas de Educação

Projeto Bolsas de Estudos Santander – conceder aos alunos da graduação dos cursos de Administração, Economia, e Contabilidade a oportunidade de idealizar um projeto social e aplicá-lo em uma comunidade carente em contrapartida a uma bolsa de estudo.

  • Coordenação: Pró-Reitora de Extensão Comunitária e Desenvolvimento

2015

Projetos em desenvolvimento em 2015:

– INCLUSÃO DIGITAL COM ADOLESCENTES: projeto iniciado em abril de 2014 com o objetivo de promover aulas de informática para adolescentes no Centro Espírita Sebastiana no Jardim Luiza, conhecida como “Casa do Pão”, as terças e quintas no período da tarde, continuado em 2015. Esse público é, gratuitamente, inserido em conteúdos como: manejo básico de computadores, acesso internet e correios eletrônicos, sistemas de busca, uso de álbuns digitais, noções de segurança, sites de relacionamento, entre outros conteúdos tecnológicos básicos. Aluno: Vitor Diogo. Orientador: Prof. Dr. Daniel Faciollo Pires

– ENSINO DA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO DE RACIOCINIO LÓGICO EM ADOLESCENTES: projeto proposto e aceito em 2015, com o objetivo de ensinar, por meio de oficinas de laboratório de computadores , a lógica de programação, com o intuito de apoiar a aprendizagem de adolescentes. O projeto será desenvolvido na Escola Estadual João Marciano de Almeida para adolescentes do ensino fundamental e médio da cidade de Franca (SP). Aluna: Evelyn Aparecida Gomes. Orientador: Prof. Dr. Daniel Faciollo Pires.

– EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM O USO DE TECNOLOGIA: projeto social proposto e aceito em 2015 com o objetivo de aplicar os conhecimentos de educação financeira doméstica ao publico adulto da Associação de moradores do Parque Vicente Leporace em Franca (SP). Serão trabalhados também conteúdos alicerçados em aplicativos de controle de finanças em smatphones. Aluno: Danylo Nepomuceno da Silva. Orientadora: Profa. Dnda. Thalisa Jati Gilberto.

2014

Projetos Desenvolvidos em 2014:

  • INFORMÁTICA NA COMUNIDADE: iniciado em maio 2013, tem o objetivo de promover aulas de informática, aos sábados, na comunidade do bairro Aeroporto 3. Esse público, gratuitamente, é inserido em conteúdos como: manejo básico de computadores, acesso internet e correios eletrônicos, sistemas de busca, uso de álbuns digitais, noções de segurança, sites de relacionamento, entre outros conteúdos tecnológicos básicos. – Aluno: Guilherme Felipe da Silva Reis – Curso de Sistemas de Informação – Orientador: Prof. Ms. Carlos Eduardo França Roland
  • ECONOMIA DOMÉSTICA NA COMUNIDADE: terá inicio em abril de 2014 com o objetivo de promover aulas de economia doméstica, aos sábados, na comunidade do bairro Aeroporto 3. Esse público, gratuitamente, será inserido em conteúdos relacionados à administração eficiente dos seus recursos visando sua subsistência. Serão trabalhados temas relacionados com a questão do consumismo versus a necessidade pessoal. Além disso, serão trabalhados conteúdos relacionados com a dinâmica do valor do dinheiro dentro do planejamento familiar e o vínculo entre os pertencentes à família, buscando os mesmos objetivos. Serão orientados também acerca dos conceitos de poupança. Aluna Tarcila Ferreira Lima. Orientadora: Profa. Dnda. Thalisa Jati Gilberto
  • INCLUSÃO DIGITAL COM ADOLESCENTES:  inicio em abril de 2014 com o objetivo de promover aulas de informática para adolescentes no Centro Espírita Sebastiana no Jardim Luiza, conhecida como “Casa do Pão”, as terças e quintas no período da tarde. Esse público será, gratuitamente, inserido em conteúdos como: manejo básico de computadores, acesso internet e correios eletrônicos, sistemas de busca, uso de álbuns digitais, noções de segurança, sites de relacionamento, entre outros conteúdos tecnológicos básicos. Aluno: Vitor Diogo. Orientador: Prof. Dr. Daniel Faciollo Pires

 

2013

Projetos Desenvolvidos em 2013:

  • ORÇAMENTO FAMILIAR: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA SOCIEDADE DE CONSUMO – PARTE 2  – (curso de Ciências Contábeis)  – desenvolvido pelo aluno Kairo R. Lima e Orientadora: Profa. Ms. Célia Helena M Rosa – Este projeto será novamente aplicado na Associação Promoção Humana e Moradia da Capelinha para pessoas assistidas pelas pastorais sociais dos bairros que compõe o território da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Serão aulas informativas sobre economia familiar e suas adequações ao mercado de consumo, bem como melhores formas de se comprar e investir, buscando um equilíbrio material e espiritual.
  • PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO BRASILEIRO – Aluno: Fabrício Hukumoto da Silva (Curso de Administração de Empresas). Orientadora: Profª Ms. Thalisa Maria Jati Gilberto. – Este projeto foi desenvolvido para ensinar os beneficiários de diversos programas sociais do governo brasileiro que recebem Bolsa Família e outro benefícios para administrar de uma maneira mais eficiente os recursos adquiridos para sua subsistência usando conhecimentos básicos de economia doméstica. Público-Alvo: beneficiários  do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da região central de Franca (SP).
  • PROJETO INFORMÁTICA NA COMUNIDADE – Aluno: Guilherme Felipe da Silva Reis – Curso de Sistemas de Informação – Orientador: Prof. Ms. Carlos Eduardo França Roland. Este projete tem como objetivo central propiciar a inclusão digital a pessoas de baixa renda residentes do Bairro Aeroporto III, localizado na cidade de Franca (SP).

 

2012

Projetos Desenvolvidos em 2012: 

  • ORÇAMENTO FAMILIAR: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA SOCIEDADE DE CONSUMO – (curso de Ciências Contábeis)  – desenvolvido pelo aluno Kairo R. Lima e Orientadora: Profa. Ms. Célia Helena M Rosa – Este projeto foi aplicado na Associação Promoção Humana e Moradia da Capelinha para pessoas assistidas pelas pastorais sociais dos bairros que compõe o território da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Serão aulas informativas sobre economia familiar e suas adequações ao mercado de consumo, bem como melhores formas de se comprar e investir, buscando um equilíbrio material e espiritual.

  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS: ENSINANDO E AUXILIANDO A NOVA GERAÇÃO A GERIR SUAS FINANÇAS(curso de Administração) – Desenvolvido pela aluna Gabriele C. David e Orientadora: Profª Ms. Thalisa Maria Jati Gilberto. – Este projeto foi desenvolvido para ser  aplicado na Escola Técnica Estadual Dr. Júlio Cardoso. Tem por objetivo propagar o conhecimento financeiro, a fim de ensinar e auxiliar o adolescente de hoje a gerir de maneira adequada seus rendimentos, para assim se tornarem adultos sem dívidas, prontos para realizarem seus sonhos.
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA PAIS E FILHOS(curso de Administração) – Desenvolvido pela aluna Letícia C. Cordeiro e Orientador: Profª Dnd. José Alfredo de Pádua Guerra. – o Projeto foi desenvolvido para ser aplicado na Associação Educacional Amigos Solidários. Tem por objetivo conscientizar filhos sobre o uso adequado do dinheiro na atual sociedade de consumo em que se vive e além de orientar os pais de como deve ser tratar esta questão e orientá-los também em relação a questões de consumo e investimento.

2011

Artigos

Arquivo em formato PDFORÇAMENTO FAMILIAR: ENSINANDO E APRENDENDO COM A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA
Sheila Cintra do Prado
Orientadora: Profª Drª Edna Maria Campanhol

Arquivo em formato PDFIMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO FAMILIAR PARA A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES PARQUE RESIDENCIAL SANTA MARIA
Letícia Helena Fróes Cunha
Orientadora: Profª Thalisa Maria Jati Gilberto

Arquivo em formato PDFOS 3R’S NAS ESCOLAS: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Bruna Sousa Ferreira
Orientador: Prof. Ms. Orivaldo Donzelli