Ciências Econômicas

O bacharelado em Ciências Econômicas do UNI-FACEF possui como objetivo básico a formação de um profissional apto e plenamente qualificado para a sua inserção no seu campo de trabalho. O objetivo principal do Curso de Ciências Econômicas é formar profissionais preparados para responder positivamente às demandas da sociedade. Esse objetivo do Curso está contemplado na Missão do Uni-FACEF.

Para tanto, é fundamental que a estrutura curricular e as práticas pedagógicas tragam coerência com os objetivos do curso e que estes busquem dotar os egressos de competências e de habilidades exigidas pelo mercado. O Curso deverá proporcionar uma sólida formação geral aos economistas, compreendendo os seguintes aspectos centrais:

  • uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social, ensejando as especificidades regionais, sem descurar das relações da totalidade do sistema de produção capitalista, mas sem voltar as costas para os enormes problemas econômicos e sociais que afetam sobremaneira a maioria da população brasileira.
  • lidar com conceitos teóricos básicos e fundamentais da Ciência Econômica, na sua diversidade metodológica e de escolas de pensamento. Esta pluralidade metodológica e as várias escolas do pensamento econômico, levam os discentes à compreenderem os fatos econômicos à luz das teorias econômicas que tentam explicá-los, e com os contextos históricos em que eles surgiram ou foram considerados. Esta pluralidade manifesta obviamente no próprio corpo docente do Uni-FACEF, se expressará nos diálogos e nos debates entre os docentes e discentes que, segundo sua própria ideologia, comunguem de diferentes posições teóricas e metodológicas, superando a estreiteza das visões dicotômicas;
  • um comprometimento com as realidades nacional e regional, para que seu trabalho sempre seja voltado para a busca de um projeto de desenvolvimento sócio-econômico sustentável para toda a sociedade, não somente para segmentos privilegiados.