Os laboratórios do curso de Comunicação Social do Uni-FACEF estão estruturados para atender às aulas práticas, aos projetos extra-curriculares e às atividades de extensão, servindo também como subsídios à produção científica.

Laboratórios de Informática

O Uni-FACEF conta atualmente com 4 (quatro) laboratórios de informática, com a seguinte configuração:

  • Laboratório I (Unidade I): 36 microcomputadores com processador Intel Core 2 Quad – 2,33 GHz, HD 160  GB, memória RAM 1 GB, Leitor e Gravador de CD e DVD;
  • Laboratório II (Sala 10, Unidade II): 36 microcomputadores com processador  AMD Phenon II X4 – 3,2 GHz, HD 1 TB, memória RAM 8 GB;
  • Laboratório III (Sala 207, Unidade II): 49 microcomputadores com processador Intel Core 2 Quad – 2,33 GHz, HD 160  GB, memória RAM 1 GB, Leitor e Gravador de CD e DVD;
  • Laboratório IV (Sala 107, Unidade II): 49 microcomputadores com processador  AMD Phenon II X4 – 3,2 GHz, HD 1 TB, memória RAM 8 GB.

Todos os laboratórios contam com datashow.

Os computadores estão interligados em rede, possuem acesso em banda larga à Internet e têm instalados softwares específicos para elaboração de atividades acadêmicas, administrativas, especiais, de pesquisa e de jogos de empresas.

Laboratório de Áudio

O Laboratório de Áudio está equipado conforme as recomendações pedagógicas para o desenvolvimento do estudante.
Possui sala de técnica, estúdio e uma sala de redação. Está equipado para produção, edição e pós-produção de reportagens, programas jornalísticos, jingles, spots, documentários, trilhas, entre outras peças. Além das aulas de Produção Publicitária em Áudio, o laboratório também atende aos projetos de extensão e atividades extra-classe como a Rádio Indoor.

Também são gravados trilhas para vídeos publicitários e institucionais e vários trabalhos didáticos desenvolvidos pelos estudantes.

Laboratório de Vídeo

O Laboratório de Vídeo é utilizado para as aulas práticas. Tecnologicamente equipado com captação e edição, possui em seu acervo câmeras, ilhas de edição e softwares específicos, monitores, etc; estúdio de gravação. Esse laboratório atende a aulas da disciplinas de Produção Publicitária em Vídeo.
Além dos horários de aula, os trabalhos de edição e gravação de imagens extra-classe são desenvolvidos por uma equipe de monitores junto com os estudantes.

Faz parte da política de uso do laboratório, o deslocamento de equipes de gravação, acompanhados do Monitor do Laboratório. O vídeo atende também projetos didáticos diversos e documentação das atividades de extensão da IES; gravações de vídeos institucionais para as campanhas de publicidade e propaganda, entre outras atividades didáticas.

A IES motiva os estudantes à participação de Congresso e Festivais com inscrições das Produções desenvolvidas em aulas no Laboratório de Vídeo e peças institucionais realizadas nas aulas de Produção Publicitária em Vídeo.

Laboratório e Estúdio de Fotografia

O Uni-FACEF possui estrutura completa de Laboratório Fotográfico P&B, dotado de: laboratório seco, câmara escura, laboratório úmido e estúdio fotográfico.A fotografia contribui como meio de formação de opinião e transmite a mensagem de forma objetiva.Não permite desvios de informação e de opinião dos consumidores, e inspira cuidados, pois uma imagem mal escolhida transmitirá claramente conceitos inadequados.

A fotografia deve ser coerente, apresentando o que o cliente deseja que seja mostrado, e este desejo deve ser coerente com as estratégias de marketing da Empresa.
No laboratório de Fotografia são ministradas as bases da fotografia: os processos de Revelação de Negativos e Ampliação em Laboratório Preto e Branco; e a elaboração de um plano de ensaio em P&B com um trabalho autoral.

As aulas são práticas abordando as teorias necessárias; com dicas e truques importantes para a utilização da fotografia comercial na propaganda. O aluno se defronta com produtos, desde os mais simples até os mais complexos, para que ele, com a orientação do professor, monte a composição, a iluminação, faça as medições de luz necessárias e faça uma foto elaborada e de qualidade para a valorização do mesmo.

Agência Experimental


A Agência Experimental de Comunicação, surgiu para proporcionar aos alunos de Publicidade e Propaganda da IES o exercício prático e o contato com uma estrutura próxima a de uma Agência de Publicidade real.

Assim, busca através da Monitoria de estagiários fixos e de várias duplas de estagiários voluntários, orientados pelos Docentes, agregar o maior número de experiências com o dia a dia de uma agência, colaborando para a formação destes profissionais não somente no período de aula mas também com atividades extracurriculares.