Pesquisa e Extensão

Atividades de Extensão

O curso de Comunicação Social do Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca propicia aos seus estudantes, como atividades permanentes de extensão:

  •  uma jornada, com freqüência anual, que ocorre no início de maio;
  • um encontro do Grupo de Estudos do Discurso – o GEDI – em parceria com o Departamento de Letras, com freqüência anual, ocorrendo, geralmente, ao final de agosto;
  • excursões para participação em eventos culturais, acadêmicos e festivais de Publicidade e Propaganda promovidos pela APP;
  • um Seminário de Pesquisa em que os estudantes têm oportunidade de apresentar o resultado de pesquisas científicas, realizadas com a orientação do corpo docente do curso – com freqüência anual, ocorrendo no mês de outubro. Os melhores trabalhos, selecionados por uma comissão editorial, são publicados na Revista “Eu Comunico” do Curso de Comunicação Social e na Revista Eletrônica de Comunicação.

Atividades Obrigatórias

Artigos Científicos

Dois artigos científicos – com datas de entrega programadas para os 2º e 4º semestres. O regulamento que rege a elaboração dos artigos – objetivo, justificativa, critérios de avaliação, apresentação, elaboração do conteúdo e respectiva formatação – é entregue e explicado ao aluno por ocasião do desenvolvimento da atividade. Os artigos são orientados pelos professores do Departamento, conforme linha de pesquisa de cada docente.

Atividades acadêmicas, científicas e culturais

100 (cem) horas de atividades acadêmicas, científicas e culturais complementares – desenvolvidas no decorrer do curso. O regulamento que rege as atividades, assim como a pasta de registro são entregues, a cada estudante, ao início do 1º semestre, em momento específico destinado à orientação.

Estágio supervisionado

O Uni-FACEF, seguindo também as recomendações da Comissão de Especialistas da área de Comunicação do Ministério da Educação, prevê em seu Projeto Acadêmico 380 horas de estágio obrigatório, em instituições, contando a participação do discente em eventos acadêmicos e com a atuação profissional; distribuído em um período de, no mínimo, 120 dias a partir do quinto semestre.

Essas horas de estágio são independentes da carga horária total que integra o Curso. Os docentes do Curso serão responsáveis pela supervisão e avaliação dos estudos e práticas desenvolvidos pelos alunos. O acompanhamento será feito por meio de produção de relatório que o discente deverá entregar até o término do sétimo semestre, evitando com isto acúmulo de atividades já previstas no oitavo semestre. O regulamento e as pastas de estágio são entregues por ocasião do início da realização da atividade.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Uni-FACEF adota o TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO como trabalho oficial e obrigatório relacionado a todas as disciplinas desenvolvidas durante o curso de Publicidade e Propaganda, de acordo com o disposto pelo inciso III, Artigo 3° da Resolução n° 002/84 do Conselho Federal de Educação. A elaboração do trabalho tem início no 7º semestre e término no 8º semestre do curso. O regulamento que rege a elaboração do trabalho e as explicações sobre sua condução são entregues por ocasião do início do desenvolvimento do processo.

Monitoria

O Sistema de Monitoria, do Centro Universitário Municipal de Franca, envolve alunos em tarefas de ensino e pesquisa, de acordo com o seu aproveitamento escolar e seu plano de estudos. As normas constantes do Regulamento se fundamentam no Artigo 84 da Lei Federal n° 9394, de 20/12/96, combinado com o Artigo 124 do Regimento Geral do Centro Universitário Municipal de Franca e tem como finalidades:

  1. proporcionar condições didático-pedagógicas aos discentes de educação superior do Centro Universitário Municipal de Franca, visando incentivá-los ao ensino e à pesquisa cientifica, através de atividades teóricas e/ou praticas, exercidas junto às disciplinas dos cursos superiores de graduação, sob a orientação do professor da respectiva disciplina;
  2. preparar o futuro docente, mediante a capacitação em serviços, associando:
    • desenvolver atitudes, habilidades e competências, referentes:
    • ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
    • a compreensão do papel social da instituição de ensino;
    • ao domínio dos conteúdos e de seus significados em diferentes contextos e de
    • sua articulação interdisciplinar;
    • ao domínio do conhecimento pedagógico;
    • ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o
    • aperfeiçoamento da prática pedagógica;
    • ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.

O monitor exercerá suas funções pelo período de um semestre letivo, a partir do início das aulas, recebendo ao final das suas atividades, um Certificado de Monitor da disciplina. O monitor não pode ministrar aulas teóricas ou práticas correspondentes à carga horária regular da disciplina curricular, na ausência do professor responsável.      Os monitores são selecionados por meio de prova escrita e desempenho na disciplina escolhida para monitoria.

A carga horária da monitoria é de seis horas-semanais, supervisionadas por um professor e pela Chefia de Departamento. O controle de freqüência é a assinatura de um caderno de ponto, à disposição na Secretaria das Chefias de Departamento da Unidade II.

Produção do Curso

Artigo

A Publicidade e Propaganda constituem uma ferramenta da Comunicação. Adotamos um modelo baseado no modelo de comunicação, contemplado pelos três pilares: emissor, receptor e mensagem. Com a finalidade de articular esses pilares o aluno deverá produzir (individualmente) um artigo ou paper no final de cada semestre a partir do segundo. A definição do tema poderá partir de qualquer disciplina dada durante o semestre. Os conteúdos aprendidos deverão estar representados e logicamente pertinentes aos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas.

Os professores definirão previamente as temáticas que serão desenvolvidas durante o período, seguindo alguns pontos como contexto, conjuntura, oportunidade, pertinência etc.

O artigo constitui atividade obrigatória no 1º, 3º e 5º semestres e será avaliado pelo Professor Orientador e pelo Professor Examinador.

O resultado do trabalho proporcionará ao aluno, uma integração dos conceitos aprendidos, através das disciplinas, dos períodos, e da contextualização de acordo com a temática e o modelo de comunicação.

Repetindo esse modelo durante todo o semestre, aprofundado de acordo com a complexidade do conhecimento, fará com que o aluno compreenda o processo de comunicação na sua integridade, direcionando sempre o rumo do curso de acordo com sua missão e seu objetivo.

O artigo será apresentado no Seminário de Pesquisa em Comunicação, com publicação nos Anais do evento do resumo do trabalho. Os melhores trabalhos são selecionados para a publicação anual das revistas “Eu Comunico” e “REC”.

Seminário de Pesquisa em Comunicação

Todos os alunos do curso participam do Seminário de Pesquisa em Comunicação. Evento anual, tem como objetivo a exposição do trabalho de pesquisa realizado na elaboração do artigo para argüição e debate do tema junto aos Mestres e ao público presente. As apresentações são registradas na forma de Anais em CD-Room.

Os conceitos desenvolvidos para essa atividade de apresentação compreende desde as habilidades de expressão oral, oratória, argumentação até a dicção, uso correto da língua e postura na defesa do trabalho.

Estágio Social

Este projeto apresenta uma proposta diferenciada, que prevê o desenvolvimento de um projeto de ação social junto à comunidade. Essa proposta vem ao encontro de uma necessidade de resgatar os valores solidários dos alunos no desempenho da sua cidadania. O aluno deve, cumprir esse estágio de forma voluntária. A coordenação do curso é responsável pela supervisão dos estudos e das práticas desenvolvidos pelos alunos.

Trabalho Interdisciplinar de Publicidade e Propaganda – TIPP

O TIPP é uma atividade elaborada pelo corpo docente com o objetivo da elaboração e desenvolvimento de Campanhas de Comunicação visando a aplicação imediata do conteúdo teórico desenvolvido junto ao corpo discente. Os temas para cada turma são elaborados pelos professores a cada ano letivo.

Programa de Iniciação Científica

São destinadas 2 (duas) bolsas, anualmente, para o curso de Comunicação Social. Além das duas bolsas, o aluno também pode concorrer à bolsa de melhor projeto de pesquisa.