Engenharia de Produção

Informações gerais

Os avanços nos processos de industrialização e a crescente exigência de alta produtividade, no mercado globalizado, têm levado as empresas a exigirem profissionais cada vez mais competentes e capazes de integrar mercado e produto, de forma sempre eficiente, além de colaborarem na redução de custos e nos processos de controle. Por isso, nesse novo cenário, a Engenharia de Produção tem ganhado cada vez mais destaque e importância nos processos produtivos. O Engenheiro de Produção une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho produtivo, planejando e administrando as áreas de produção, logística, comercial e financeira de uma organização. Cabe, ao Engenheiro de Produção, a aplicação e o gerenciamento desses processos, a definição da melhor forma de integrar mão-de-obra, equipamentos, matéria-prima e processos de fabricação, para atingir a melhor qualidade e aumentar a produtividade, atuando como elo entre os setores técnico, administrativo, financeiro e comercial. Venha ser este profissional, cursando Engenharia de Produção, no Uni-FACEF.

Perfil do egresso

O egresso do Curso de Engenharia de Produção deverá ser capaz de identificar, diagnosticar, formular e resolver problemas técnicos, na área de engenharia de produção, aplicando conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais. Este profissional deverá sempre levar em conta os aspectos econômicos, éticos, sociais, culturais, políticos e ambientais, e ainda acumular experiência e desenvoltura nas etapas do projeto de sistemas, de produtos e processos que incluem: concepção, modelamento, equacionamento matemático, simulação numérica, projeto, elaboração de protótipo, planejamento e execução de medidas experimentais, análise dos resultados, proposta de alterações. Saber planejar, organizar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia além de desenvolver uma comunicação eficiente nas formas gráficas, simbólica, numérica e oral e saber atuar em equipes multidisciplinares e avaliar supervisionar a operação e a manutenção de sistemas e desenvolver com facilidade novas tecnologias, ferramentas e métodos aplicáveis na Engenharia de Produção.

Área de Atuação

O mercado de trabalho, para o Engenheiro de Produção, apresenta excelentes oportunidades de emprego. O Engenheiro de Produção pode atuar nas seguintes áreas: administrativa; produção industrial; eletromecânica; construção civil; petrolífera; química; petroquímica; agronegócio; prestação de serviços; comercial; financeira; corretoras; seguros; entre outras. O Engenheiro de Produção pode ocupar cargos de níveis gerencial e de diretoria.

Dados do curso

Criação Turno Regime Vagas Duração
2012 Noturno Semestral 60 10 semestres (5 anos)
Denominação do Curso Titulação Conferida
Bacharelado em Engenharia de Produção  Bacharel em Engenharia de Produção 

Aspectos Legais de Criação do Curso

Curso aprovado pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho Universitário do Centro Universitário Municipal de Franca Uni-FACEF, para ser oferecido a partir do primeiro semestre de 2013.