Informações Gerais

Dados do curso

Criação Turno Regime Vagas Duração
2005 Noturno Semestral 60 6 semestres (3 anos)
Habilitação Título
Licenciatura em Letras (Habilitação Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa ou Habilitação Língua Portuguesa, Lingua Inglesa e Respectivas Literaturas ou Habilitação Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas Literaturas)

Veja mais informações sobre este curso no site do INEP clicando aqui.

Aspectos Legais de Criação do Curso

Em reunião do Conselho Universitário do Uni-FACEF, de 23/12/2004, ficou decidida a abertura do curso de Letras (habilitações Português e Português/Inglês), com início no ano letivo de 2005. Ressalta-se que o referido curso já constava do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional – apresentado no processo de transformação da Faculdade em Centro Universitário.

Enquanto Centro Universitário, com autonomia para criar e extinguir cursos, mas respondendo ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, a IES informou a este Conselho, por meio do Ofício nº 0218/04, a criação do curso de Letras. A publicação do ato foi feita no Diário Oficial do Estado de São Paulo, volume 114, número 246 de 30/12/2004. O Conselho Estadual de Educação respondeu ter tomado conhecimento da abertura do curso, por meio do Ofício GP nº 1812005. Também a inclusão do curso no INEP foi realizada em março de 2005, por meio do Ofício 61/2005, deste Centro Universitário.

A habilitação Português/Espanhol, com início em 2010, foi aprovada pelo Conselho Universitário do Uni-FACEF em 11/08/2009.

Perfil Profissiográfico do Egresso

O curso de Letras do UNI-FACEF destina-se, principalmente, à formação de profissionais de nível superior voltados para o ensino de Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira e Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana.

Conforme as Diretrizes Curriculares do Curso de Letras, o referido curso tem como objetivo a formação de profissionais “interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro”.

Desse modo, o profissional, além de ter domínio do uso da(s) língua(s) que sejam objeto de seu estudo, no que se refere à sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, deve, também, ser conhecedor da pluralidade cultural que permeia o povo brasileiro e das variações linguísticas que surgem num país de grande extensão territorial e convergência de culturas.

Além desse conhecimento, para um trabalho ativo, na sociedade brasileira, o graduando em Letras deve ser capaz, segundo as Diretrizes Curriculares do Curso de Letras, “de refletir teoricamente sobre a linguagem e de fazer uso de novas tecnologias no ensino e na pesquisa, entendendo a sua formação profissional como um processo contínuo, autônomo e permanente”.

Por meio de atividades teóricas e práticas, o curso de Letras do UNI-FACEF desenvolverá, no graduando, competências e habilidades, dentre as quais se destacam:

  • a leitura, a compreensão, a interpretação e a produção dos diversos tipos de textos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e/ou Língua Espanhola;
  • o posicionamento crítico sobre as diversas linguagens e suas manifestações específicas, considerando a(s) língua(s) como fato social, histórico, psicológico, cultural e ideológico;
  • a percepção de contextos pluriculturais e a articulação deles com a constituição dos discursos;
  • a utilização de novas tecnologias aplicadas ao respectivo campo profissional;
  • o domínio de conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
  • domínio de métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino;
  • a investigação nas diversas áreas da(s) língua(s) portuguesa, inglesa e espanhola;
  • enfim, domínio pleno das línguas portuguesa, inglesa e espanhola, no que se referem aos seus usos, nas manifestações oral e escrita.

Além dessas competências e habilidades necessárias para a formação do profissional de Letras, espera-se que o licenciado neste curso esteja apto a atuar em áreas afins, com ética, dentro da multiplicidade de saberes que envolvem a sua formação e ser empreendedor nos projetos a serem desenvolvidos durante a sua atuação como educador.