Informações Gerais

Dados do curso

Criação Turno Regime Vagas Duração
2006 Noturno Semestral 50 8 semestres (4 anos)
Habilitação Título
Licenciatura em Matemática Licenciado em Matemática 

Aspectos Legais de Criação do Curso

Em reunião do Conselho Universitário do Uni-FACEF, de 23/12/2004, ficou decidida a abertura do curso de Matemática (habilitações Licenciatura e Bacharelado), com início no ano letivo de 2005. Ressalta-se que o referido curso já constava do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional – apresentado no processo de transformação da Faculdade em Centro Universitário.

Enquanto Centro Universitário, com autonomia para criar e extinguir cursos, mas respondendo ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, a IES informou a este Conselho, por meio do Ofício nº 0218/04, a criação do curso de Matemática. A publicação do ato foi feita no Diário Oficial do Estado de São Paulo, volume 114, número 246 de 30/12/2004. O Conselho Estadual de Educação respondeu ter tomado conhecimento da abertura do curso, por meio do Ofício GP nº 1812005. Também a inclusão do curso no INEP foi realizada em março de 2005, por meio do Ofício 61/2005, deste Centro Universitário.

Veja mais informações sobre Matemática (Licenciatura) no site do INEP clicando aqui.

Perfil Profissiográfico do Egresso

O objetivo primordial do curso de Licenciatura em Matemática é o de formar um professor de Matemática para o segundo ciclo do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Como professor, o egresso será um educador e estará apto tanto a ensinar conteúdo quanto a dominar as técnicas pedagógicas adequadas a cada idade e a cada indivíduo.

O curso de Licenciatura do Uni-Facef propiciará, aos seus estudantes, uma formação competente em ambas as frentes. Por um lado, focará o domínio do conhecimento matemático e, por outro, focará uma ampla formação didática e pedagógica.

O conteúdo matemático, no Uni-Facef, é construído em duas frentes: uma lógico-dedutiva e uma outra computacional e combinatorial. Assim, o graduado no curso adquirirá habilidades específicas na formulação de raciocínios dedutivos claros e coerentes, bem como habilidades manipulativas na resolução de problemas. Aprenderá Matemática pensando Matemática e, fundamentalmente, fazendo Matemática. Os raciocínios concretos e os abstratos farão parte de um todo, naturalmente, sem antagonismos nem maniqueísmos.

O curso de Licenciatura do Uni-Facef formará professores que, respeitando as características culturais da nossa sociedade, contribuam para a modificação e transformação desta mesma sociedade em direção a um patamar de maior qualidade que o país tanto necessita. O Uni-Facef, enfrentando este desafio, coloca esta reflexão como principal meta do seu curso de Licenciatura em Matemática.