Laboratórios

Visão Geral dos Laboratórios

São três Laboratórios de Informática, instalados e devidamente planejados para utilização em pesquisas, um laboratório de língua (inglês, francês e espanhol), laboratório de psicologia, laboratório de matemática e física e outros de comunicação social.
O Uni-FACEF conta com acesso em banda larga à Internet (2Mb downl./1Mb upl.), salvaguardado por um firewall com Microsoft ISA Server, através do qual alunos e professores realizam pesquisas, contatam com várias instituições e bibliotecas situadas em vários pontos do mundo, além de se utilizarem de softwares específicos.
Cada laboratório possui computadores com Intel Core i7 3.4 GHz, com servidores interligados em rede e à Internet, 24 horas por dia. Cada estação tem instalados softwares específicos para elaboração de atividades acadêmicas, científicas, administrativas, especiais, de pesquisa e de jogos de empresas (SPSS, que tem sido considerado um dos melhores softwares estatísticos do mercado, justamente porque comporta processos que englobam análise estatística em profundidade e possibilita análises estatísticas, desde suas ferramentas básicas como estatística descritiva até testes não paramétricos; análise inferencial (regressão linear, múltipla, ANOVA simples, testes qui-quadrado, entre outros); análise discriminante de cluster, análise fatorial, correlações bivariadas, análise de confiabilidade e escalonamento multidimensional; Economática e muitos outros específicos por disciplinas nos diversos cursos; Statistical Neural Network, para análise de dados, utilizando os princípios de redes neurais para tratamentos específicos de dados, Ariel, que tem se tornado uma ferramenta indispensável para a comutação bibliográfica. Trata-se de uma plataforma que viabiliza o intercâmbio de serviços na área de biblioteconomia e que recebe e envia documentos.
A instituição conta ainda com um site, acessível através do URL <http://legacy.unifacef.com.br> e hospedado internamente, o qual, além das informações institucionais e acadêmicas, possui ainda dois portais, direcionados um à comunidade discente e outro à comunidade docente.

Laboratórios de Informática

  • Microcomputadores Teravix, Intel Core i7 3.4 GHz, 8 Gb RAM, 2 TB HD, com teclado, mouse e monitor 17”, Windows 10 Pro, com acesso em banda larga à Internet.
  • Alguns softwares disponíveis: Adobe Page Maker 6.5, Adobe Photoshop 5.5, Adobe Ilustrator 7, Corel Draw 11, Corel Paint 11, Corel Trace 10, Word, Excel, Power Point, Netscape internet e Explorer Internet, SSPS (versão11.0 ), Economatica

Os laboratórios de informática funcionam diariamente de 2ª a 6ª feira das 7h30 às 22h30.

Laboratório de Matemática

1) O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca possui um laboratório de Matemática, com capacidade de atendimento simultâneo a 30 (trinta) alunos, contendo uma biblioteca própria, material de atividades para a disciplina de Prática de Ensino, jogos matemáticos, computadores, etc. Instalado em uma sala de 8 x 10 metros, para uso dos alunos dos cursos de Matemática do Uni-FACEF .

Neste espaço, são desenvolvidas atividades e materiais pedagógicos para utilização em aulas, bem como jogos e brincadeiras envolvendo Matemática.

2) Laboratório 107 (1o. andar da Unidade II) – Laboratório de Engenharia de Software: laboratório relacionado à materialização dos conceitos teóricos aprendidos nas disciplinas de algoritmo e lógica de programação de computadores, linguagens de programação, técnicas de programação, e as estrutura de dados, engenharia de software em geral. São 50 computadores divididos em 10 bancadas de 5 máquinas cada um.

107-1

107-2

3) Laboratório 207 (2o. andar da Unidade II) – Laboratório de Banco de Dados: laboratório relacionado à materialização dos conceitos teóricos das disciplinas relacionadas a banco de dados (BDI, BDII, Aspectos Avançados em BD I e BD II). São 50 computadores divididos em 10 bancadas de 5 máquinas cada um.

207-1

207-2

4) Laboratório 20 (térreo da Unidade II) – Laboratório de Gestão de Sistemas de Informação / Redes de Computadores: laboratório para instalação e experimentação de softwares de gestão, de ERP, de CRM, de BPM. E ainda para apoiar as atividades de configuração de máquinas nas áreas de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, infra em TI de maneira geral. São 50 computadores divididos em 10 bancadas de 5 máquinas cada um.

2-1

2-2
5) Laboratório 201 (2o. andar da Unidade II) – Laboratório de Hardware: laboratório para manutenção, instalação e configuração de computadores, que apóia as atividades da disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores

201-1

201-2