Pesquisa e Extensão

Atividades de Extensão

Os cursos de Matemática do Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca propiciam aos seus estudantes, como atividades permanentes de extensão:

  • a Semana da Matemática, com frequência anual;
  • excursões (a partir do segundo ano) para participação em eventos culturais ou acadêmicos – anual – cujo evento a ser visitado, contemplado, assistido, depende do conteúdo tratado em sala de aula;
  • Seminário de Pesquisa (a partir do segundo ano) em que os estudantes têm oportunidade de apresentar o resultado de pesquisas científicas, realizadas com a orientação do corpo docente do curso – com freqüência anual.
  • a publicação de textos de gêneros distintos no jornal periódico da Instituição – o Folhetim. Os estudantes são designados, voluntariamente, desde o início do ano para a publicação no jornal. Os textos podem ser escritos em co-autoria e são considerados como atividades de extensão.

Atividades Obrigatórias

  • 1 artigo científico – com data de entrega programada para o 6º semestre. O regulamento que rege a elaboração do artigos – objetivo, justificativa, critérios de avaliação, apresentação, elaboração do conteúdo e respectiva formatação – é entregue e explicado ao aluno por ocasião do desenvolvimento da atividade. Os artigos são orientados pelos professores do Departamento, conforme linha de pesquisa de cada docente.
  • 200 horas de atividades acadêmicas, científicas e culturais complementares – desenvolvidas no decorrer do curso. O regulamento que rege as atividades, assim como a pasta de registro são entregues, a cada estudante, ao início do 1º semestre, em momento específico destinado à orientação.
  • 400 horas de estágio supervisionado – 200 horas no 4º semestre / 200 horas nos 5º e 6º semestres. O regulamento e as pastas de estágio são entregues por ocasião do início da realização da atividade.
  • Trabalho de Conclusão de Curso – início no 3º semestre e entrega no 6º semestre. O regulamento que rege a elaboração do trabalho e as explicações sobre sua condução são entregues por ocasião do início do desenvolvimento do processo. Os trabalhos são orientados pelos professores do Departamento, conforme linhas de pesquisa apresentadas.

Monitoria

O Sistema de Monitoria, do Centro Universitário Municipal de Franca, envolve alunos em tarefas de ensino e pesquisa, de acordo com o seu aproveitamento escolar e seu plano de estudos. As normas constantes do Regulamento se fundamentam no Artigo 84 da Lei Federal n° 9394, de 20/12/96, combinado com o Artigo 124 do Regimento Geral do Centro Universitário Municipal de Franca e tem como finalidades:

  1. proporcionar condições didático-pedagógicas aos discentes de educação superior do Centro Universitário Municipal de Franca, visando incentivá-los ao ensino e à pesquisa cientifica, através de atividades teóricas e/ou praticas, exercidas junto às disciplinas dos cursos superiores de graduação, sob a orientação do professor da respectiva disciplina;
  2. preparar o futuro docente, mediante a capacitação em serviços, associando.
    • desenvolver atitudes, habilidades e competências, referentes:
    • ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
    • a compreensão do papel social da instituição de ensino;
    • ao domínio dos conteúdos e de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar;
    • ao domínio do conhecimento pedagógico;
    • ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o
    • aperfeiçoamento da prática pedagógica;
    • ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.

O monitor exercerá suas funções pelo período de um semestre letivo, a partir do início das aulas, recebendo ao final das suas atividades, um Certificado de Monitor da disciplina. O monitor não pode ministrar aulas teóricas ou práticas correspondentes à carga horária regular da disciplina curricular, na ausência do professor responsável. Os monitores do curso de Matemática terão, a partir do primeiro semestre de 2007, uma sala especial no segundo piso, da Unidade II, do Uni-FACEF, para desenvolverem as atividades de monitoria, atendendo aos estudantes dos 1º e 2º semestres.

Os monitores são selecionados por meio de prova escrita e desempenho na disciplina escolhida para monitoria.
A carga horária da monitoria é de seis horas-semanais, supervisionadas por um professor e pela Chefia de Departamento. O controle de freqüência é a assinatura de um caderno de ponto, à disposição na Secretaria das Chefias de Departamento da Unidade II.

Programa de Iniciação Científica

São destinadas 2 (duas) bolsas, anualmente, para o curso de Matemática. Além das duas bolsas, o aluno também pode concorrer à bolsa de melhor projeto de pesquisa.
Existe também a possibilidade de desenvolver o trabalho de iniciação científica sem o auxílio de bolsas.

PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Centro Universitário Municipal de Franca (Pibid/Uni-FACEF) tem como base legal a Lei nº9.394/1996, a Lei nº 12.796/2013 e o Decreto nº 7.219/2010. O PIBID é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da Educação Básica pública brasileira. O Projeto PIBID/Uni-FACEF recebe apoio da Capes, sendo desenvolvido por grupos de licenciandos da IES sob supervisão de professores de Educação Básica e orientação de professores das IES (coordenadores de área). O apoio recebido da Capes consiste na concessão de bolsas aos integrantes do projeto e no repasse de recursos financeiros para custear suas atividades. As escolas onde são desenvolvidas as atividades do PIBID/Uni-FACEF são:

  • Escola Estadual Prof. Mário D’Elia – Rua Couto Magalhaes, 777 – Jardim Consolação. Franca / SP Telefone: (16) 37224514 / 3724 3404.
  • Escola Estadual Profa. Lydia Rocha Alves – Rua Denizar Trevizani, 2020, Jardim Aeroporto III. Franca / SP Telefones: (16) 3701-5239 / 3701-2830.
  • Escola Estadual Prof. Dante Guedine Filho – Rua Dionizio Facioli, 1272 , Vila Franca. Franca/ SP Telefone (16) 3722-4733.

Veja mais informações na página do PIBID.