Medicina

O distanciamento entre os mundos acadêmico e o da prestação real dos serviços médicos vem sendo apontado, em todo o mundo, como um dos responsáveis pela crise do setor de saúde.

Nesse contexto, o Curso de Medicina do CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE FRANCA- Uni-FACEF se propõe a formar profissionais que se insiram no mundo do trabalho com alta qualificação técnica, ética e humanística voltadas para o atendimento das necessidades de saúde da população.

O projeto propõe a inserção dos estudantes, desde o início do Curso, nos serviços de saúde, em atividades práticas, em pequenos grupos. As unidades curriculares alternam e combinam sessões de tutoria, estudos  autônomos e aulas expositivas e experimentais, com sistematizações, análises e sínteses conceituais, estimulando a autonomia na aprendizagem e uma  atitude crítica e reflexiva, que habilite para a tomada de decisões e o trabalho em equipes.

Curso de Medicina do CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE FRANCA- Uni-FACEF adotará métodos inovadores que colocam o aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, utilizando a Aprendizagem Baseada em  Problemas e a inserção precoce de práticas na comunidade como principais estratégias para alcançar esses objetivos.

O Curso procurará atingir maior eficácia na qualificação da formação profissional reunindo três estratégias principais:

a) Projeto pedagógico embasado em metodologias ativas de aprendizagem, em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Metodologia da Problematização,

b) Tecnologia educacional de ponta disponibilizando laboratórios de simulação com equipamentos sofisticados e de última geração aliados aos laboratórios convencionais de práticas profissionais,

c) Orientação de todo o processo de formação em direção às necessidades sociais, inserindo o curso em serviços de saúde-modelo ligados ao SUS com incorporação tecnológica adequada e atualizada para cada nível de atenção à saúde.

O Uni-FACEF, ciente de sua responsabilidade social na construção de um sistema de saúde efetivo, busca fomentar, em seu curso de Medicina, uma  proposta de formação de médicos integrada às necessidades sociais, individuais e coletivas, a partir do reconhecimento e da vivência cotidiana do estudante com suas responsabilidades e atribuições no campo prático da saúde.

O curso de Medicina do Uni-FACEF visa formar um profissional com competência para prover cuidado de saúde integral e ampliado; trabalhar em equipe; compartilhar o cuidado com o sujeito portador de necessidades de saúde e com a comunidade; e intervir no modelo assistencial. O objetivo principal é que o estudante adquira habilidades para lidar com a gestão, com o cuidado individual, com o cuidado coletivo, com o ensino e com a pesquisa em saúde.

Tal ênfase em Atenção Básica e em Saúde Coletiva não deve ser percebida em oposição a desejos e necessidades de formações  especializadas. A formação médica prevista coloca as bases para estudos e especializações posteriores, incluindo o programa de residência médica e a  pós-­graduação stricto sensu.

Áreas de atuação: na prevenção, promoção e reabilitação em saúde. Exercendo essas atividades tanto na rede pública, nos convênios médicos, em consultório particular ou em estabelecimentos de pesquisa e ensino superior.

Duração do curso: 12 semestres