Laboratórios

Clínica Escola

As atividades de ensino, pesquisa e extensão se complementam no alcance dos objetivos principais da Clínica-Escola de Psicologia do Uni-FACEF: formar alunos com experiência clínica em psicologia, possibilitar a articulação entre a teoria vista na sala de aula com a prática do atendimento clínico, oferecer serviços de atendimento psicológico para a comunidade, avaliar as técnicas e as teorias aprendidas e utilizadas e avaliar as demandas atendidas e os resultados obtidos.

      Como uma Clínica Escola, a Clínica de Psicologia Uni-FACEF oferece serviços gratuitos para a comunidade.

      Os atendimentos oferecidos são em diversas abordagens teóricas e metodológicas, contando sempre com a supervisão de professores qualificados e discussões em grupos de estudo compostos pelos alunos interessados. São oferecidas vagas para atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, sempre considerando a demanda regional.

Objetivos: A Clínica de Psicologia Uni-FACEF tem o objetivo de oferecer estágio acadêmico para os do Curso de Psicologia, garantindo que estes vinculem sempre a teoria e a prática, formando profissionais preparados. A Clínica visa ainda prestar serviços psicológicos à comunidade, cuidando para que a população seja assistida em suas necessidades.

Horário de funcionamento: A Clínica de Psicologia funcionará de segunda a sexta-feira, durante o horário 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 19:00, podendo haver algumas alterações entre os semestre acadêmicos.

Contato: telefone: 37134611. Endereço: Av. Sete de Setembro s/n, com entrada em frente a praça do Teatro Municipal. Bairro São José. Franca – SP.

Normas para Atendimento

      Os interessados em receber atendimento psicológico na Clínica Uni-FACEF deverão telefonar ou comparecer a recepção da Clínica e preencher, junto a secretária, uma ficha de inscrição no serviço da Clínica de Psicologia.

      O período de cadastro de novos interessados no serviço deverá  ser  durante os meses de março e agosto. Se caso forem abertas novas vagas em outro período do estabelecido, deverão ser feitas as devidas divulgações.

      A Clínica de Psicologia atende preferencialmente a comunidade carente regional, sendo que fará uma triagem coletando informações sobre a situação financeira dos interessados em receber atendimento psicológico. Serão feitas exceções em casos que a Clínica oferecer serviços psicológicos específicos que não puderem ser obtidos fora da Clínica, permitido, então, a inscrição de pessoas independente da comprovação de carência financeira, porém ainda sim será dada preferência àqueles comprovadamente carentes.

      Após o preenchimento da ficha de inscrição no serviço da Clínica de Psicologia, o interessado deverá ser chamado a comparecer na Clínica para passar pelo Serviço de Triagem Psicológica ou direto para o serviço de Psicodiagnóstico. Após a triagem, deverá ser determinado o encaminhamento do processo psicoterapêutico conforme as características de cada paciente. As possibilidades são psicodiagnóstico, psicoterapia infantil (individual ou grupo) e psicoterapia de adulto (individual, grupo ou casal) e grupos específicos de apoio. Caso o serviço esteja sem vagas no momento, deverá ser repensado o encaminhamento para outro serviço com vagas dentro da Clínica, colocar o paciente na fila de espera do serviço ou ainda encaminhar o caso para outro profissional ou serviço externo a Clínica de Psicologia.

      Em função do respeito a fila de espera, os pacientes deverão ser atendidos conforme a ordem cronológica de seu cadastro na Clínica, portando os supervisores e estagiários deverão respeitar esta ordem durante a sua seleção de pacientes para atendimento.

      O paciente poderá ter apenas duas faltas consecutivas e quatro faltas alternadas justificadas ou não, sendo que acima disto ele deverá  ser desligado do serviço. Está previsto que casos isolados que envolvam certos imprevistos justificáveis deverão ser analisados e resolvidos pelo supervisor do estágio. O tempo máximo de atendimento de um paciente é de 2 anos consecutivos, sem contar com o processo de psicodiagnóstico.

Serviços oferecidos

      Inicialmente serão oferecidos os seguintes serviços:

  • Triagem e psicodiagnóstico,
  • Atendimento psicoterapêutico infantil individual e em grupos,
  • Atendimento psicoterapêutico adulto individual, em grupos ou familiar,
  • Assessoria e desenvolvimento de atividades de pesquisas e intervenções conjuntamente com a demanda acadêmica e comunitária.

      Outros serviços podem ser oferecidos assim que se constate outras demandas, considerando sempre a realidade psicossocial em que a Clínica está  inserida, de forma que a comunidade realmente seja beneficiada.

Instalações da Clínica de Psicologia do Uni-FACEF

      A Clínica de Psicologia do Uni-FACEF conta com quatro salas de atendimento, uma sala da Psicologia, dois banheiros e a sala de recepção e de espera conjugadas.

            As salas de atendimento são divididas em: uma sala de atendimento infantil, duas salas de atendimento de adolescente, adulto e/ou criança e uma sala de aplicação de testes ou atendimento de grupos.

Laboratório de Biologia

Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca possui um laboratório de Biologia, com capacidade de atendimento simultâneo a 50 (cinqüenta) alunos, contendo equipamentos eletro-eletrônicos periféricos, com mobiliário de marcenaria, instalado em uma sala de 8 x 10 metros, para uso dos alunos do curso de Psicologia(em aulas de Biologia Humana I e II).

As peças para estudo são oriundas de países como Alemanha e EUA, desmontáveis, propiciando o manuseio, o desmonte e montagem, de acordo com as necessidades de estudo.

Laboratório de Psicologia Experimental

Os estudos, pesquisas e experiências em Psicologia Experimental são realizados nos computadores do laboratório de Informática, através de um programa virtual internacionalmente conhecido e reconhecido. O Sniffy Pro – O Rato Virtual é um programa de computador, acompanhado de um manual de laboratório, que tem como proposta servir de recurso didático aplicado ao ensino introdutório de Análise Experimental do Comportamento, em especial às atividades práticas normalmente desenvolvidas em laboratórios de condicionamento operante que empregam ratos como sujeitos e caixas de Skinner como equipamento experimental.

Laboratório de Testes Psicológicos

Os testes psicológicos são instrumentos de uso privativo dos psicólogos, conforme a Resolução do Conselho Federal de Psicologia n°002/2003. O Laboratório de Testes Psicológicos do curso de Psicologia do Uni-FACEF conta com acervo de mais de 25 tipos de testes psicológicos que são estudados nas disciplinas e aplicados em atividades de Laboratórios, estágios e pesquisas. Os alunos podem utilizar o espaço do Laboratório de Testes Psicológicos para estudo dos testes, retirada do material original de aplicação dos testes e empréstimo de materiais para estudo. O manejo de testes psicológicos é importante para que os alunos se familiarizem com os instrumentos mais utilizados, a sistemática de aplicação, correção, avaliação e devolutiva dos resultados, além de trabalhar a responsabilidade, cuidado e sigilo dos futuros profissionais de psicologia.