Pesquisa e Extensão

Atividades de Extensão

O curso de Psicologia do Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca, propicia aos seus estudantes, como atividades permanentes de extensão, dois encontros científicos:

  • Semana da Psicologia, com freqüência anual, no Fórum de Estudos Multidisciplinares; e
  • Jornada de Psicologia, com freqüência anual, que ocorre no mês de agosto, em comemoração ao dia do Psicólogo.

Atividades Obrigatórias

700 horas de ESTÁGIO SUPERVISIONADO

As atividades de Estágio são regulamentadas pelo Regimento do Núcleo de Práticas em Psicologia do Departamento de Psicologia do Uni-FACEF, sendo que este tem como premissa a necessidade da articulação entre teoria e prática desde o começo da vida acadêmica, uma vez que a formação profissional do psicólogo exige que este esteja em constante contato com a realidade na qual atuará, podendo, assim, desenvolver habilidades, competências e conhecimentos fundamentais para o exercício ético de sua profissão.

Desta forma, amparados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia de 2004, estruturou-se os estágios supervisionados do curso de Psicologia do Uni-FACEF em dois níveis: básico e específico.

O Estágio Básico prevê o desenvolvimento de atividades teórico-práticas que visam preparar os alunos para os Estágios Específicos através de atividades que acompanhem o desenvolvimento gradual dos alunos no curso. Os alunos deverão cumprir, no mínimo 190 horas de Estágio Básico em três anos de curso, sendo elas 30 horas no primeiro ano, 60 horas no segundo e 100 horas no terceiro ano.

A partir do 7º. Semestre do curso (4º. ano), serão iniciados os Estágios Específicos supervisionados que deverão contar com um mínimo de 510 horas no total, devendo ser distribuídos em quatro semestres (dois anos). Dos Estágios Específicos, os estágios em Psicologia Organizacional (mínimo de 90 horas), Psicologia Educacional (mínimo de 90 horas) e em Psicologia Clínica/ Psicodiagnóstico (mínimo de 90 horas) deverão ser obrigatórios para todos os alunos e os outros estágios que serão oferecidos poderão ser escolhidos conforme o interesse dos alunos, sendo que todos deverão cumprir pelo menos 240 horas de Estágios Específicos no último ano de curso. Todo aluno deverá fazer, no mínimo, dois dos estágios opcionais.

Também deverá ser oferecido o estágio em Licenciatura em forma das disciplinas Prática de Ensino I (7º. Semestre) e Prática de Ensino II (8º. Semestre).

Para que os alunos tenham a possibilidade de realizar estágios clínicos específicos, a instituição conta com a Clínica-Escola de Psicologia do Uni-FACEF, que oferece diversos serviços de atendimento psicológico gratuitos para a comunidade.

Vale ressaltar que todos os estágios, desde o básico até os específicos, são regularmente supervisionados por professores do Uni-FACEF, sendo que os alunos fazem estágios em instituições conveniadas com o Uni-FACEF e nas próprias dependências do Centro Universitário.

200 HORAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Os alunos deverão cumprir as atividades em 4 áreas com a integralização das horas distribuídas em no mínimo 5 semestres.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Com início no 8º semestre e entrega no 10º semestre. O regulamento que rege a elaboração do trabalho assim como as explicações sobre sua condução são entregues por ocasião do início do desenvolvimento do processo. Os trabalhos são orientados pelos professores do Departamento. O aluno deve obedecer o prazo de entrega do trabalho escrito e ser aprovado por banca examinadora após defesa pública.

390 HORAS DE ATIVIDADES DE LABORATÓRIO

Oferecidas nas disciplinas Biologia (I, II e III), Psicologia Experimental (I e II), Técnicas de Exame Psicológico(I, II, III e IV), Técnicas de Grupo e Psicologia das Organizações.

Programa de Iniciação Científica

É  destinada 1 (uma) bolsa do Uni-FACEF, anualmente, para o curso de Psicologia. Além desta, o aluno também pode concorrer à bolsa de melhor projeto de pesquisa, concorrendo com todos os cursos do Uni-FACEF. Também é possível os alunos obterem bolsa para pesquisa pelo PIBIC – CNPq, e pela FAPESP.

Atualmente o curso de Psicologia está com oito projetos de pesquisa de iniciação científica em execução, sendo:  3 do CNPq; 1 da FAPESP; 3 do Uni-FACEF, uma vez que duas alunas obtiveram a classificação de melhor projeto do Centro Universitário.