O Uni-FACEF

O Uni-FACEF – Centro Universitário Municipal de Franca – é uma Instituição de Ensino Superior que atua há mais sessenta anos no ensino superior na cidade de Franca, situada a 400 km de distância, a nordeste da capital São Paulo.

A Missão do Uni-FACEF é “construir e difundir o conhecimento, contribuindo para a formação do ser humano, a fim de que ele exerça o seu papel na sociedade com ética e cidadania”.

Em termos quantitativos, atualmente, o Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca é um Centro Universitário Municipal, com cerca de 2.000 estudantes. Instalado, atualmente, em dois amplos terrenos, com mais de 12.000 m² de área e, aproximadamente, 10.000 m² edificados, o Centro Universitário Uni-FACEF Centro Universitário de Franca dispõe de modernas instalações para desenvolver um ensino de padrão de alta qualidade.

Objetivos Institucionais

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca tem os seguintes objetivos:

  • ter uma gestão institucional voltada para a busca constante da qualidade, permitindo a implantação de novos modelos de ensino superior (graduação e pós-graduação lato e stricto sensu), adequando-se às necessidades econômicas, sociais e culturais de Franca e região;
  • constituir-se num espaço do debate e da crítica da produção social, do confronto de ideias, do questionamento de suas atividades, buscando alternativas para o universo da produção social por meio da iniciação científica e da pós-graduação lato e stricto sensu;
  • projetar o graduando na comunidade, mediante a prestação de serviços correlatos à sua área de conhecimento para a aplicação de teoria, bem como estabelecer e reconhecer a necessária reflexão e inter-relação entre teoria e prática;
  • desenvolver uma política de qualificação e formação continuada de docentes, utilizando-se de recursos próprios e oriundos de parcerias com órgãos empresariais e institucionais, bem como promover o aperfeiçoamento permanente do respectivo plano de carreira;
  • abrir caminhos para a educação a distância, incentivando o uso dos meios de comunicação e favorecendo a clientela extensiva, oferecendo-lhe formação conforme pressupostos da Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional;
  • desenvolver, no projeto institucional, proposta pedagógica que constitua o ponto central de sua autonomia, contendo os pressupostos básicos que nortearão as atividades de ensino, iniciação à pesquisa e extensão, orientando de maneira eficaz os processos de avaliação interna e externa, visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Cursos oferecidos

São oferecidos onze cursos de graduação, sendo nove de bacharelado: Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Psicologia, Turismo, Sistemas de InformaçãoEngenharia de Produção e Engenharia Civil; e dois cursos delicenciatura: Letras e Matemática. O ingresso nos cursos de graduação se faz por meio de Vestibular. Para as vagas remanescentes do concurso vestibular e para transferências para os demais semestres, é realizado o Exame de Seleção, composto por uma prova, em forma de testes de múltipla escolha e também uma prova de redação e também um processo seletivo que considera os resultados do ENEM.

Para o atendimento anual de, aproximadamente, 2.000 alunos, contamos com professores – em sua maioria mestres e doutores – concursados em sua área de atuação.

Pensando na continuidade da formação, o Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca oferece, ainda, uma diversidade de cursos de pós-graduação lato sensu cujo objetivo é possibilitar ao estudante uma formação específica em negócios, o que lhe possibilita ações para otimização de resultados, por meio de métodos contemporâneos de gestão.

A Instituição oferece também o Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional, recomendado pela CAPES em 2007.

São desenvolvidas atividades de pesquisa nos âmbitos da graduação e da pós-graduação, motivadas pelos departamentos e pelos grupos de pesquisa constituídos por pesquisadores e estudantes do Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca em conjunto com pesquisadores de outras instituições.