Logo GEDE

GEDE – site oficial CNPQ

O GEDE – Grupo de Estudos de Desenvolvimento – foi criado no ano de 2007 com uma perspectiva de atuação interdisciplinar, agrupando pesquisadores de inúmeras áreas do conhecimento.

O objetivo do grupo consiste no estudo acerca do desenvolvimento territorial regional com a proposta de fornecer subsídios para o melhor conhecimento da dinâmica dos processos do desenvolvimento das regiões, assim como dos atores envolvidos nestes sistemas, e servir como ponto de apoio para o planejamento de políticas públicas voltadas para a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões pesquisadas.

O grupo está alicerçado em duas linhas de pesquisas:

  1. Desenvolvimento Social e Políticas Públicas – pesquisas e discussões ligadas às ações e efeitos propostos por agentes públicos e privados com o objetivo de promover o bem-estar social em suas múltiplas dimensões, além da abordagem do papel desempenhado pelas políticas públicas na construção de mecanismos que contribuam para a efetiva redução da desigualdade social e promoção da cidadania.
  2. Dinâmicas Territoriais e Desenvolvimento Regional – considera as articulações entre as diversas escalas (local, regional, nacional e global) e propõe estudos sobre as diferentes dinâmicas territoriais, enquanto atitudes/estratégias de reação ao movimento global. Aborda a composição das estruturas produtivas (setorial e regional), o papel da governança, os impactos da globalização e da reestruturação produtiva, os aspectos culturais modeladores de identidades regionais e as questões da saúde, educação e sócio ambientais. A linha de pesquisa abrange também a contribuição da tecnologia, sobretudo das TIC (tecnologias da informação e comunicação), das redes de cooperação, das micro e pequenas empresas e, das novas formas de organização industrial como Arranjos Produtivos Locais e Clusters para o desenvolvimento.

Dentre os projetos de pesquisa integrantes do GEDE:

A Gestão das Organizações do Terceiro Setor e os Reflexos no Desenvolvimento Regional DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
A Indústria Brasileira de Calçados: um estudo dos principais polos produtores de calçados DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Desenvolvimento Humano e Social e Processos de Subjetivação DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO HUMANO DE CRIANÇAS: a visão de educadores e agentes educacionais de creches DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
GESTÃO DA CULTURA E DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: valores e práxis no tocante às Tecnologias de Informação e Comunicação como fator de inovação. DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Gestão Socioeconômica e Ambienta da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas na Região de Franca – SP DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Identidade Cultural Regional DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
LEITURA E POLITIZAÇÃO DO OPERÁRIO DA INDÚSTRIA CALÇADISTA: uma reflexão sob a ótica discursiva DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
O EMPREENDEDORISMO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: uma abordagem de políticas públicas DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
Pensamento Sistêmico e Desenvolvimento Social DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
POLÍTICAS PÚBLICAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: atuação de uma IES em projetos sociais DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
Prospecção de Cenários e Desenvolvimento Regional DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL NO ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: estudo de impactos comunitários da atuação de uma IES DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
TECNOLOGIA DIGITAL COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO PARA AS INSTITUIÇÕES: estudo de aplicações e inovações em TICS como fator de competitividade para as empresas e de promoção do desenvolvimento econômico social DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Como contribuição do GEDE ao desenvolvimento regional ao longo desses oito anos foram realizadas:

  • 82 dissertações de mestrado, divididas nas duas linhas de pesquisas,
  • 80 publicações de artigos em revistas científicas.
  • Eventos:
    • Congresso Brasileiro de Sistemas:
      • 2008 – 4º Congresso Brasileiro de Sistemas com o tema central foi “Desenvolvimento Local e Regional: uma abordagem sistêmica” – realizado no Uni-FACEF -Franca.
      • 2011 – 7º Congresso Brasileiro de Sistemas com o tema “Pensando o Desenvolvimento sob uma perspectiva sistêmica” – realizado no Uni-FACEF –Franca.
      • 2015 – 11º. Congresso Brasileiro de Sistemas com o tema “O Pensamento Sistêmico e a interdisciplinaridade: debates e discussões” – realizado no Uni-FACEF -Franca.
    • Encontro de Pesquisadores:
      • 2008- IX Encontro de Pesquisadores. Data: 05 a 09 de maio de 2008 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2009 – X Encontro de Pesquisadores. Data: 21 a 22 de maio de 2009 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2010- XI Encontro de Pesquisadores. Data: 20 e 21 de maio de 2010 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2011- XII Encontro de Pesquisadores – PESQUISA ACADÊMICA & COMUNIDADES. Data: 25 a 27 de maio de 2011 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2012- XIII Encontro de Pesquisadores – Produção de Conhecimento e a Transição de Paradigmas – Data: 24 a 25 de maio de 2012 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2013- XIV Encontro de Pesquisadores – NA VANGUARDA DO CONHECIMENTO: Diálogos e Debates. Data: 28 a 29 de maio de 2013 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2014- XV Encontro de Pesquisadores – A Interdisciplinaridade vista sob o prisma do desenvolvimento. Data: 27 a 29 de agosto de 2014 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2015- XVI Encontro de Pesquisadores – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO. Data: 26 a 28 de agosto de 2015 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
    • Café do Amanhã:
      • 2009 – 1º. Café do Amanhã: Desenvolvimento em Pauta foi abordado o tema “Projetos Integrados de Negócios Sustentáveis” pelo Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro. Ocorreu no Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, no dia 18 de novembro de 2009, com carga horária de 2 horas, em que teve expressiva participação comunidade.
      • 2010 – Café do Amanhã: Discussões sobre Desenvolvimento foi abordado o tema “Cálculo de Custos e Indicadores de Gestão nos Serviços Municipais” pelos Profs. Dr Daniel Carrasco Díaz e Dr. Daniel Sanchez Toledano da Universidade de Málaga (Espanha). Ocorreu no Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, no dia 03 de agosto de 2010, com carga horária de 4 horas, em que teve expressiva participação comunidade.
    • Mini-Curso:
      • 2010 – Formatação de Textos Científicos: uso dos estilos no Word 2007. Ocorreu no Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, no dia 25 de junho de 2010, com carga horária de 4 horas, com a participação de graduandos e pós-graduandos.
    • Palestras:
      • 2011 – Reunião do GEDE (Grupo de Estudos de Desenvolvimento) com as seguintes palestras:1) Aspectos Gerais da Abordagem Sistêmica, por ocasião da, ministrada pela  Profa. Dra. Verônica Angélica Freitas de Paula no UNI-FACEF – Centro Universitário de Franca, no dia 12 de agosto de 2011, com carga horária de 2 horas.2) Uma Leitura Macro Social da Fraude, por ocasião da reunião do GEDE (Grupo de Estudos de Desenvolvimento), ministrada pelo  Prof. Dr. Carlos Pimenta da Universidade do Porto – Portugal, no Centro Universitário de Franca – UNI-FACEF, no dia 17 de outubro de 2011, com carga horária de 2 horas.
      • 2012 – Encontro do GEDE (Grupo de Estudos do Desenvolvimento), com a palestra do Prof. Omar Sacilotto Donaires. Data: 17 de agosto de 2012. Objetivo: refletir sobre conceitos, metodologias e aplicações de visão sistêmica em um contexto de Desenvolvimento Regional. Quantidade de Participantes: 100 pessoas, realizado no Uni-FACEF -Franca.
      • 2014 – Reunião do GEDE (Grupo de Estudos de Desenvolvimento) com as seguintes palestras:1) “O Desafio da Participação Cidadã nas políticas públicas”, ministrada pelo Prof. Dr. Mauro Serapioni em reunião do GEDE – Grupo de Estudos em Desenvolvimento em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário de Franca – UNI-FACEF, no dia 25 de outubro de 2014, com carga horária de 03 (três) horas.2) “El mapa no es el território: Necessario enmarque desde la SYSTEMS PRACTICE para la ‘praxis’ inter y transdisciplinaria mediante recursos de la Computación/Informática/Infonomia/Simbionomi”, ministrada pelo Prof. Pedro Antonio Luna Velez da Universidad de Chile, ministrada no dia 31 de outubro de 2014, com carga horária de 03 (três) horas.