PIBITI/CNPq

PIBITI/CNPq – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Tecnológica e Inovação

Comitê Institucional Interno

  • Prof. Dr. Daniel Facciolo Pires
  • Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira
  • Prof. Dr. Silvio Carvalho Neto

Comitê Externo

  • Prof. Dr. Evandro Eduardo Seron Ruiz

O PIBITI tem por objetivo principal estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Tem ainda como objetivos: contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, e contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

A inscrição para orientação em Programas de Bolsa PIBITI/CNPq no Uni-FACEF será efetivada com a apresentação dos seguintes documentos:

  1. ficha de inscrição;
  2. Currículo Lattes; e
  3. declaração de disponibilidade para orientação.

São oferecidas 2 (duas) bolsas PIBITI/CNPq disponibilizadas para estudantes de graduação, a partir do 1º semestre do curso de Sistemas de Informação do Uni-FACEF. A Bolsa será concedida por um período de um ano, podendo ser prorrogada para ampliação do projeto inicialmente apresentado.

O projeto de pesquisa submetido pelo aluno interessado no PIBITI/CNPq deverá observar as seguintes normas de apresentação:

  1. Quanto ao conteúdo: título da pesquisa, resumo, introdução e justificativa, objetivos da pesquisa, metodologia a ser utilizada e aspectos éticos da pesquisa (quando pertinente), cronograma de execução, plano provisório de pesquisa e bibliografia;
  2. Quanto ao formato: no máximo 10 (dez) páginas digitadas, utilizando fonte Arial, corpo 12 (doze) em espaço 1,5 (um e meio), margem direita, esquerda, superior e inferior: 3 cm (três centímetros);

Os projetos, que forem apresentados conforme as normas e prazos estabelecidos serão selecionados pelos Orientadores e pelos Comitês Interno e Externo, observando os critérios:

  1. Quanto ao projeto de pesquisa (será avaliado em uma nota de zero a cem):
    • Problema de pesquisa;
    • Relevância dos objetivos;
    • Fundamentação teórica e bibliografia;
    • Metodologia a ser utilizada;
    • Exequibilidade do projeto.
  2. Quanto ao orientando:
    • Vida acadêmica pregressa (através de notas e freqüência), comprovada pelo Histórico Escolar;
    • Disponibilidade de tempo para pesquisa.

Para saber mais sobre o PIBITI e CNPq acesse:

Processo Seletivo para Bolsas 2017/2018

Processo Seletivo para Bolsas 2016/2017

Processo Seletivo para Bolsas 2015/2016

Processo Seletivo para Bolsas 2014/2015

Processo Seletivo para Bolsas 2012/2013