Institucional

Na década de 70, nas dependências da antiga Faculdade de Ciências Econômicas de Franca (atual Uni-FACEF), funcionou o IEPES – Instituto de Econômico de Pesquisas, Estudos e Serviços, que foi responsável pela construção de uma base de dados estatísticos da realidade socioeconômica local, e de estudos para subsidiar a indústria calçadista, tendo sido responsável pelo trabalho que possibilitou a redução, à época, da alíquota do IPI dos calçados. O IEPES funcionou até dezembro de 1974.

Em 1997, foi criado um novo instituto, o IPES – Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais, fruto de uma parceria do Uni-FACEF – Centro Universitário Municipal de Franca, com a Associação Comercial e Industrial de Franca (ACIF), com o Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (SINDIFRANCA) e com a Delegacia Regional da CIESP. Desde então o IPES tem colaborado sistematicamente com o poder público, empresas e entidades de classe em análises conjunturais e formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do município.

Em 2009, assinou dois importantes convênios: um com Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FE-COMÉRCIO) e outro com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) para compor conjuntamente indicadores locais e regionais.

Assim, juntamente com a FE-COMÉRCIO, está sendo possível compor o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), bem como realizar a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) para avaliar o endividamento dos consumidores na cidade de Franca.

Em conjunto com a FIESP, está sendo realizada a Sondagem Industrial, que permite compor o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), em Franca e região.

O IPES continua realizando, mensalmente, a Pesquisa de Supermercados e Cesta Básica na cidade de Franca e organizou em seu site importantes indicadores e informações socioeconômicas para facilitar o acesso da sociedade. mapa desde satelite

O Instituto de Pesquisa Econômicas e Sociais – IPES possui por objetivo fomentar a pesquisa na cidade de Franca e região, fornecendo à comunidade local, seja acadêmica, empresarial, ou mesmo à população em geral, uma base de dados estatísticos da realidade socioeconômica local, além de pesquisas sobre a economia de Franca, contribuindo ao Desenvolvimento Regional.

Diante disto, são disponibilizados neste site, dados micro e macrorregionais, bem como indicadores econômicos locais e nacionais, que podem ser utilizados em trabalhos individuais e coletivos. Apenas é solicitado que sejam citadas as fontes nas pesquisas.

O IPES se encontra de portas abertas para atendimento, por meio dos seguintes canais de comunicação:

E-mail: ipes@facef.br

Telefone: 55 16 3713-4609

Endereço: Av. Ismael Alonso y Alonso, 2400, 1º Andar – São José

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira das 8h00 às 11h000 e das 13h00 às 15h00.

Clique para acessar a versão anterior do Portal do IPES